• Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon

#manjagastronomia 

Rua Artur de Azevedo, 772 - São Paulo - SP

Tel: (11) 942 771 707  |  Email: atendimento@manjagastronomia.com

 

© 2020 por Manja Gastronomia.

April 12, 2017

February 21, 2017

Please reload

Posts Recentes

Chef ou cozinheiro?

February 21, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Umami. Uma prévia antes de nosso jantar de Abril

March 31, 2017

 

 

Quem nunca escutou falar do umami? Uma simples busca pela internet e facilmente se encontra a história do famoso “Quinto Sabor” descoberto pelo japonês Kikunae Ikeda. 

 

Como perceber? O umami está presente em alguns alimentos nosso do dia a dia. Um exemplo clássico é o sabor que fica na boca após comer um queijo parmesão curado de verdade (não aquelas borrachas vendidas embaladas a vácuo). Um sabor ao fundo, um algo a mais, a salivação aumenta um pouco, uma sensação agradável e contínua no paladar. Isso é o umami.

 

Ikeda reparou que o dashi (caldo de peixe típico japonês) tinha esse sabor a mais. Foi neste momento que ele descobriu. Contendo alga kombu, katsuobushi e shiitake seco, o dashi leva ingredientes ricos em umami. Por isso um ramen é tão saboroso quando preparado da forma correta. Não só pelos componentes, mas principalmente pelo caldo repleto de umami.

 

Outros ingredientes com esse 5º sabor? Carnes (principalmente maturadas), frutos do mar, atum, shoyu, aspargos, queijos (em especial os curados) e cogumelos. Isso explica a combinação do parmesão com a molho sugo ou por cima de um carpaccio, a presença da cenoura em caldos, a intensidade de sabor em um tomate seco.

 

Uma receita caseira para este inverno que vem chegando? Uma sopa de cogumelos talvez. Fácil de fazer, aquece e incrivelmente saboroso. Sem as medidas, apenas usando os sentimentos e o que inspirar.

 

 

Sopa de Cogumelos

 

Faça um caldo de legumes, coe e adicione seus cogumelos favoritos (preferencia fresco e NUNCA em conserva), sal e pimenta. Isso seria o básico do básico. Vamos dar uns toques a mais? Então antes de tudo refogue cebola, alho, cogumelos e depois coloque o caldo para cozinhar. Um pouco de acidez também cai bem, um gole de vinho branco antes do caldo. Ficou muito leve, muito magro? Nada como um maravilhoso creme de leite fresco. Cozinhe, reduza, deixe o cheiro dominar o ambiente. Sirva com os cogumelos em pedaços ou processe. Umas lasquinhas de parmesão não serão nenhum crime.

 

 

 

Evento de Abril

 

Neste mês de abril o Manja Gastronomia em parceria com o Atelie no Escuro fará mais jantar, desta vez o tema será o Umami. Um jantar exclusivo com experiência sensorial.

 

O Jantar No Escuro é uma experiência inusitada, que toca cada participante aguçando sua percepção, imaginação e os seus sentidos. Os convidados participam com os olhos vendados. Os pratos utilizam ingredientes que agradam ao paladar e à imaginação, com texturas e harmonizações originais que surpreendem. Sons, palavras, silêncio, aromas e texturas acontecem sempre, entretendo e desafiando os participantes a decifrá-los sem o auxílio da visão.

 

Mais informações sobre o evento, clique na imagem:

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga